Fotografia
Vou falar hoje sobre uma regra bem conhecida mas que nunca custa frisar pois é bem importante: ela é usada desde a época quando fotografias não existiam (pois é, houve uma época assim) e quem retratava em telas a realidade eram os pintores. :-) Mas antes, para deixar bem claro:
Regras são feitas para serem seguidas – e quebradas
Regras não são normas que alguém simplesmente inventou porque não tinha mais o que fazer: elas existem para que quem está vendo a foto consiga entender o que o fotógrafo quer passar com aquela imagem. O que ele quer dizer? Qual mensagem ele quer transmitir?
Depois que a gente aprende as regras podemos escolher quebrá-las, mas é importante fazer isso sempre conscientemente. É preciso ter bons motivos para quebrar regras.
Regra dos terços – um resumo
Não é necessária muita explicação para entender essa regra: pegue a sua imagem e desenhe mentalmente um “jogo da velha” nela. Os pontos importantes da sua foto devem ficar em alguma das 4 convergências dessas linhas recém-desenhadas. Se existirem linhas na imagem, dê preferência em posicioná-las junto às linhas do jogo da velha.
A fotografia HDR (High Dinamic Range) está super “na moda” ultimamente. Por isso resolvi fazer uma série de artigos sobre o assunto para contemplar tudo sobre essa técnica – desde como tirar as fotos até como editá-las.
Se bem utilizada essa ténica pode dar vida à foto criando um clima super-realista, com um contraste impressionante em cores ou em P&B. Se mal utilizada, no entanto, ela pode criar um resultado falso e esquisito!
Vamos começar?
O que é HDR?
O que chamamos hoje de HDR é uma técnica que – simplificando ao máximo – faz fotos terem o máximo de detalhes mesmo quando a cena fotografada tem muito contraste. Usando esta técnica conseguimos mostrar os detalhes na sombra e na