foto
Esta cena coloca diante dos nossos olhos um maravilhoso quadro da oração intercessória. Aqui temos o método correto de obtermos a vitória na batalha espiritual. As mãos levantadas de Moisés claramente tipificam a oração (Salmo 28:2, I Timóteo 2:8). Considere algumas lições encontradas aqui:
C. A verdadeira oração não dispensa a necessidade do trabalho do cristão (versículo 9). Não podemos orar por vitórias se não lutamos nas batalhas, e nem por bençãos, se não trabalhamos.
D. Os soldados de Deus necessitam de oração (Efésios 6:18-19). Qual o motivo das igrejas perderem sua base e os cristãos serem vencidos pela carne? Não é a falta de oração por parte do povo de Deus?
E. Oração é trabalho duro (versículo 12). Como é fácil enfraquecermos na oração. É o primeiro dever que abandonamos quando começamos a nos desviar de Deus.
F. Nós precisamos apoiar uns aos outros em oração. O melhor dos homens enfraquece. Comunhão e encorajamento são necessários. Talvez nós não podemos fazer o que outras pessoas fazem, mas podemos sustentar suas mãos.
VIII. UM MEMORIAL – VERSÍCULOS 14
Façamos um esforço para que as obras de Deus não sejam esquecidas.
IX. A BANDEIRA DE ISRAEL – VERSÍCULOS 15-16
Jeová-Nissi significa "Jeová é a nossa Bandeira". Este era mais um dos títulos de "Jeová". Como é importante colocar a coroa na cabeça certa. Nem Moisés e nem Josué levariam o crédito pela vitória. Ele deveria ser dado ao eterno e auto-suficiente Deus de Israel. Seu nome era o estandarte deles. Em tudo isso há lições para nós:
G. Que sempre venhamos a dar a Deus a glória por cada vitória obtida (I Samuel 7:12).
Que nunca venhamos a nos envergonhar de hastearmos nossa bandeira e publicamente proclamarmos que Deus é o nosso ajudador e a nossa força (Salmo 20:5-7). Que Jeová seja a bandeira da nossa igreja
DESENVOLVIMENTO
Enquanto o povo lutava no vale, Moisés, Aarão e Hur subiram no outeiro para estar na presença do