fossa séptica
Bruno Taima Costa
Charles Crepaldi
Maria Ap. Botelho
Paula Adriana da Silva
Dimensionamento de Fossa Séptica, Filtro Biológico seguido de Sumidouro.
Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson
Bruno Taima
Charles Crepaldi
Maria Ap. Botelho
Paula Adriana da Silva
Dimensionamento de Fossa Séptica, Filtro Biológico seguido de Sumidouro.
Sumário
1- Introdução. 4
2- Objetivo 5
3- Desenvolvimento 5
3.1- Considerações de projeto: 5
4- Dados do projeto e adotados: 6
5- Dimensões do tanque séptico 8
6- Filtro biológico. 10
6.1- Cálculo da área do Filtro Anaeróbio 10
7- Dimensionamento do sumidouro. 11
7.1- Determinações da profundidade do sumidouro 11
8- Bibliografia 12
Resumo
O presente artigo traz uma abordagem da elaboração do dimensionamento de uma fossa séptica seguida de sumidouro conforme normas da ABNT. As fossas sépticas são unidades de tratamento primário nos esgotos domésticos, nas quais são feitas a separação e transformação de matéria sólida contida no esgoto. O sistema Fossa Séptica + Filtro Anaeróbio + Sumidouro tem a finalidade de realizar um tratamento primário no efluente e reduzir a carga orgânica, a fim de minimizar o impacto ambiental causado pelo mesmo. Portanto este sistema além de ser de baixo custo também é a forma correta de destinar o esgoto domestico, evitando impactos ambientais e doenças que podem levar à morte.
1- Introdução.
A Fossa Séptica + Filtro Anaeróbio + Sumidouro vieram para substituir a fossa negra, que consiste em um buraco na terra que recebe todos os dejetos humanos sem qualquer tratamento. Muitas pessoas ainda possuem o sistema de fosse negra que é precário e é responsável por graves doenças.
A Fossa Séptica + Filtro Anaeróbio + Sumidouro é uma unidade que trata, a nível primário, os esgotos domiciliares. Nela, é feita a divisão físico-química da