forças
Um corpo material está em equilíbrio quando a resultante de todas as forças que atuam no mesmo é zero. Neste caso o corpo estará em repouso ou com velocidade constante. Matematicamente expressamos a condição como:
ΣF=0
Diagrama do corpo livre: Para aplicar as condições de equilíbrio, devemos fazer um esboço mostrando a partícula com todas forças que atuam sobre ela é chamada diagrama de corpo livre (DCL). As forças devem ser representadas com as respectivas intensidades e direções (quando conhecidas). Para esboçar o diagrama de corpo livre, os NÓS (pontos de ligação entre cabos) devem ser sempre considerados.
Exemplo:
Sistema de uma massa em equilíbrio com uma mola e cabos.
Os problemas que envolvem equilíbrio podem ser resolvidos pelo método gráfico ou algébrico.
Graficamente: A condição de equilíbrio pode ser representada por um polígono fechado:
Algebricamente: A condição de equilíbrio é expressa através da soma das componentes vetoriais de cada força, que em equilíbrio, devem ser iguais a zero:
ΣFx=0 e ΣFx=0
REFERENCIA: Hibeller, Estática: mecânica para engenheiros. Capitulo 03 Pearson São Paulo.
Exemplos:
1. Determine o módulo e o ângulo θ de F sabendo que o sistema está em equilíbrio.
2. Determine a tensão nos cabos AB e AD para o equilíbrio de um motor de 250kg, conforme figura:
2- Se o saco na figura abaixo tiver um peso de 20 lb, determine o peso em B e a força em cada corda para manter o equilíbrio do sistema:
EQUILÍBRIO NO PLANO
1. Determine os módulos de F1 e F2 de modo que a partícula da figura fique em equilíbrio. R: F1=366N e F2=258N
2. Dois cabos estão atados em C, onde é aplicada uma carga. Determine as trações em AC e BC. R a) TAC=352N e TBC=261N b) TAC=2630N e TAB=1720N c) TAC=265 TBC=175N