Forças intermoleculares
Forças Intermoleculares Forças intermoleculares é a natureza das forças que existem entre as moléculas no estado liquido e no gasoso para mante-las unidas, não são tão fortes como as ligações iônicas ou covalentes, mas são muito importantes; sobretudo quando se deseja explicar as propriedades macroscópicas da substância.
Apesar de as moléculas serem constituídas por átomos neutros, que não perdem nem ganham elétrons, em muitas há existência de dipolos elétricos permanentes e, como consequência, ocorrem interações elétricas entre elas.
As moléculas exercem forças atrativas umas sobre as outras, quando separadas por distâncias da ordem de alguns angstroms e a intensidade destas forças diminui rapidamente à medida que as distâncias intermoleculares aumentam.
Quanto mais fortes são as forças intermoleculares, maior é a viscosidade. Viscosidade é a resistência de um líquido em fluir. Um líquido flui através do deslizamento das moléculas sobre outras.
O físico holandês Johannes Van der Waals estudou e propôs a existência dessas forças, por isso elas passaram a ser chamadas de forças de Van der Waals. Já as forças intermoleculares entre moléculas apolares puderam ser explicadas pelo cientista Fritz London.
1. Johannes Diederik Van der Waals Forças de Van der Waals
Físico alemão que, em 1910, recebeu um prêmio Nobel em Física pela sua pesquisa com os estados gasoso e líquido da matéria. Seu trabalho possibilitou o estudo de temperaturas próximo ao zero absoluto.
Auto-didata, Waals ingressou na Universidade de Leiden, e em 1873 propôs sua equação. No gás real, a pressão é menor do que a prevista pela lei ideal: culpa das forças atrativas