Hidreletricas e sustentabilidade
Perspectivas do uso da energia hidrelétrica no Brasil. Pequenas represas podem ajudar a evitar problemas sociais e ecológicos ?
Hidrelétricas e Sustentabilidade
Andréa Zhouri (PhD), Universidade Federal de Minas Gerais
1
‘cada vez que se constrói uma barragem, é uma terra nova que se cria, com novos ecossistemas, dos quais não se conhece o comportamento’ Aziz Ab’Saber (1996)
Um dos primeiros registros escritos do termo ‘Desenvolvimento Sustentável’ remete ao documento chamado World Conservation Strategy, publicado em 1980 pelas organizações IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) e WWF (Fundo Mundial para a Natureza) sob os auspícios das Nações Unidas. Somamos, portanto, duas décadas de intensos debates e embates internacionais não só sobre o conceito, mas sobretudo sobre metas, critérios e indicadores para alcançar o desenvolvimento sustentável na prática. Em síntese, o conceito de desenvolvimento sustentável assenta-se sobre o tripé Ecologia, Economia e Eqüidade. Pretende conciliar as dimensões irreconciliáveis do paradigma desenvolvimentista clássico, apresentando-se como uma nova ideologia/utopia do desenvolvimento (Ribeiro, 1991). Contudo, como nos apontam o sociólogo alemão Wolfgang Sachs (1993) e o antropólogo brasileiro Gustavo Lins Ribeiro (1991) dentre outros, o conceito de desenvolvimento tem apresentado historicamente uma enorme capacidade flexível, reformulando-se, moldando-se e soldando-se às circunstâncias históricas específicas através de inúmeras adjetivações. Como significante flutuante, desenvolvimento assume significados diferentes de acordo com as exigências de determinada época, bem como os divergentes interesses dos grupos sociais envolvidos (i.e. desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, desenvolvimento humano, dentre outros). O conceito de desenvolvimento sustentável parece confirmar tal formulação. Para alguns, desenvolvimento