Forças intermoleculares
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA E QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
PROFESSORA: MARIA ALICE REIS PACHECO
ASSUNTO: LIGAÇÃO INTERMOLECULARES
As forças que agem entre as moléculas são responsáveis pela existência de diferentes fases da matéria. Uma fase é uma forma da matéria que é uniforme em composição química e estado físico.
Forças intermoleculares são atrações e repulsões entre as moléculas.
As forças atrativas entre as moléculas, chamadas forças intermoleculares, forças de Van der Waals, são as que asseguram a existência dos estados condensados da matéria – líquido e sólido.
As forças intermoleculares são, em geral, mais fracas do que as forças intramoleculares. A evaporação de um líquido requer muito menos energia do que a necessária para partir as ligações dentro das moléculas do líquido. Por exemplo, são necessárias 41kJ de energia para vaporizar um mol de água a sua temperatura de ebulição, mas para partir as duas ligações O-H num mol de moléculas de água são necessários 930kJ de energia.
a) Força dipolo-dipolo: são forças que atuam entre moléculas polares. A força dipolo-dipolo é força intermolecular atrativa provocada pela tendência de as moléculas polares se alinharem de modo que a extremidade positiva de uma delas fique perto da extremidade negativa da outra. Exemplo de substâncias orgânicas metanal, acetona.
b) Ponte de hidrogênio: é um tipo especial de interação dipolo-dipolo entre o átomo de hidrogênio numa ligação polar, tal como N-H, O-H ou F-H.
As ligações hidrogênio têm papel vital na manutenção de formas de moléculas biológicas. A forma de uma molécula de proteína é governada parcialmente por ligações de hidrogênio. Quando cozinhamos um ovo, a albumina clara torna-se branca leitosa, porque o calor quebra a ligação de hidrogênio entre suas moléculas, que se desmancham em um arranjo irregular. As árvores são mantidas eretas por ligações de hidrogênio intermoleculares, que