Forças Intermoleculares e polaridade
Objetivo
Identificar o tipo de interação intermolecular e a polaridade das substâncias analisadas.
Material
* Liga de Metal aquecida
* 2 tubos de ensaio
* 2 garras de madeira
* Óleo
* Vinagre
Procedimento
* Pegue 2 tubos de ensaio e coloque aproximadamente um dedo de cada substância para análise.
* Aqueça os tubos de ensaio e meça o tempo que a substância entrará em ebulição.
* Misture as duas substâncias em um dos tubos de ensaio e descreva o que observou.
* Faça o registro fotográfico.
*Lave os tubos de ensaio
Introdução
Será que uma molécula, quando próxima a outra, influencia em alguma coisa? A resposta é positiva, como você pode ver nos artigos “Solubilidade em Água” ou mesmo “Eletronegatividade”. O fato de moléculas - e átomos - possuírem campo magnético faz com que haja influência de uma nas outras. Vamos tentar explicar melhor essa questão.
A polaridade molecular
Vamos ao básico, nos restringindo apenas a moléculas diatômicas (formadas por apenas dois átomos): quando pelo menos dois átomos se ligam, formando uma molécula, existe entre eles uma "disputa" pelos elétrons.
Quando um deles é mais eletronegativo que o outro conseguirá mantê-lo mais próximo de si por mais tempo. Dessa forma, podemos dizer que o lado da molécula que possui o átomo mais eletronegativo fica mais negativo, enquanto que o lado do átomo menos eletronegativo fica mais positivo. Temos então uma molécula polar.
Quando os dois átomos de nossa molécula têm a mesma eletronegatividade, portanto são do mesmo elemento, nenhum deles é capaz de garantir a presença dos elétrons por mais tempo que o outro. Dessa forma, nenhum dos lados ficará mais positivo ou mais negativo. A molécula será apolar.
Compreenda que esses exemplos são bem simples e que a polaridade molecular, embora funcione dessa forma, é um pouco mais complexa, pois depende muito da geometria da molécula em questão.
Força intermolecular
Quando duas