Importância do direito na sociedade
São Paulo, 14 de Setembro de 2012.
SP
A importância do direito na sociedade
O direito, ciência social que é, só pode ser imaginando em função do homem vivendo em sociedade. Por outro lado, não se pode conceber a vida social sem se pressupor a existência de certo número de normas reguladoras das relações entre os homens, por estes mesmo julgadas obrigatórias. Tais normas determinam,de modo mais ou menos intensos, o comportamento do homem no grupo social.
Enquanto a sociedade é a união de duas ou mais pessoa em busca de um objetivo comum cada um com sua função para o todo. “Quando vários homens se reúnem para cooperar, cada um com seu trabalho, em uma empresa, tal é a maneira por que deve ser feita a distribuição de partes”(Código de Manu.art.204)
Assim como podemos ver no dicionário Aurélio:
Direito- 1. O que pode ser exigido em conformidade com as leis ou a justiça.2. Faculdade, prerrogativa, poder legítimo.3. Complexo de leis sociais.4. Lado principal.
Sociedade- 1. Reunião de pessoas unidas pela origem ou por leis.2. Estado social.3. Grupo, bando (falando dos animais).4. União de pessoas ligadas por ideias ou por algum interesse comum.5. Reunião de pessoas que se juntam para conversar ou conviver; reunião.6. Conjunto de pessoas de uma mesma esfera.7. Trato; convivência.8. Casa onde se reúnem as pessoas unidas por um interesse ou ideias comuns.9. Associação.10. Solidariedade de interesses.11. Parceria.12. sociedade anônima: empresa que tem o capital dividido em ações.
Ambos entram em constante relação, onde só se há sociedade se for regrada, e normas e regras só são criadas para o convívio dos homens.
A sociedade sem o direito, simplesmente deixaria de existir. A mesma sempre teve necessidade do convívio com o direito.
Quando analisamos a historia das sociedades, percebemos que o individuo não nasceu para viver de forma isolada. Embora possua