Força produtiva
a) Força Produtivas
Na economia Marxista, forças produtivas são elementos que exercem na sociedade uma influencia para modificar a natureza, bem como produzir. As forças produtivas incluem o próprio homem na qualidade do produtor e os meios materiais intelectuais de que necessita reproduzir. Compreendem os meios de produção e as relações de produção assim especificadas instrumentos de trabalho. A mobilidade das forças produtivas reflete-se intensamente nas relações econômicas e sociais que se estabelecem nas diferentes épocas e nas regiões onde ocorrem. Conceito de origem Marxista, as forças produtivas também designadas por força de produção são constituídas pelos meios de produção – capitais, terras, matérias-primas, ferramentas e equipamentos, pelos métodos e técnicos de utilização e pelos trabalhadores também designada por base ou por infra-instrutoras da formação econômica e social.
b) Relações de Produção
O homem passa de uma existência meramente biológica a uma existência social. O homem relaciona-se com outros seres humanos, para produzir. Os homens não podem permanecer isolados, na produção e distribuição necessária ao consumo. O conceito por Karl Marx é que recebeu muitas definições e utilização posteriores. São as formas como os seres humanos desenvolvem suas relações de trabalho e distribuição no processo e reprodução da vida material. expressões jurídicas das relações de produção. Assim, nas sociedades de classes, as relações de produção são relações entre classes sociais e propriedade.
c) Ideologia
É um termo que possui diferentes significados e duas concepções: A neutra e a Critica. Conjunto de idéias e pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode está ligado as ações políticas, econômicas e sociais. O conceito de ideologias foi muito trabalhado pelo filosofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos