força motris
Como resultado desse projeto espera-se desenvolver uma compreensão sobre energia eólica e turbinas eólicas e alcançar a realização exata de tudo, tendo como um dos objetivos mostrar que existem novas possibilidades energéticas e incentivar o uso de fontes de energias renováveis e sustentáveis que tenham menor impacto sobre o meio-ambiente e que acabam diminuindo os custos.
Metodologia
Primeiramente, foram realizadas diversas pesquisas bibliográficas, nas quais buscou-se uma base teórica para posterior realização do projeto. Para tal, foram utilizados os seguintes itens:
-Uma bobina;
-Lâmpadas de LED;
-Hélices retiradas de um ventilador;
-Um sistema de transmissão;
-Correia;
-Fios;
Será elaborado uma maquete, com a fixação do dínamo com uma hélice (cata-vento) para alimentar o mesmo, onde depende de condições climáticas adequadas (que tenha vento), ou será utilizado uma fonte artificial de geração de vento para demonstrar o funcionamento.
A bobina será utilizada como gerador de energia, (como explica a fundamentação teórica sobre o funcionamento do dínamo) a qual transforma a rotação do dínamo em energia elétrica que alimentara as lâmpadas de LED. A correia liga a hélice com o dínamo, com a força do vento, a hélice irá girar, o qual transmitira sua força através de um sistema de polias e correias até o dínamo. Este irá gerar uma corrente elétrica para acender as lâmpadas de LED.Os fios farão a condução da energia transformada pelo gerador até as lâmpadas.
O projeto tem como objetivo demonstrar como funciona a geração de energia elétrica através de uma turbina eólica, sendo o projeto, um protótipo em miniatura de grandes torres eólicas, que poderiam ser instaladas em propriedades, para obter uma geração de energia que seja sustentável para varias atividades realizadas na mesma.
Apesar de quase todo o Brasil possuir linhas elétricas, ainda há casos onde o acesso a eletricidade é restrito devido as dificuldades, distancias e até