O basquetebol
Introdução Neste trabalho será apresentado os conhecimentos gerais sobre o basquetebol também conhecido como basquete, Dando ênfase nos seguintes topicos: criaçao, história, o basquete visto do ponto de vista politico, educacional, diciplinar e psicológico.
Sumário
Origem 04 O basquete no ponto de vista educacional 05 O basquete no ponto de vista disciplinar 06 O basquete do ponto de vista político 07
O basquete do ponto de vista psicológico 08 Conclusão 09 Referencia bibliográfica 10
Origem
Em 1891 James Naismith, o professor de educação física canadense do Springfield College (então denominada Associação Cristã de Moços (ACM)), em Massachussets, Estados Unidos; recebeu uma tarefa do diretor Luther Halsey Gullick: criar um esporte que os alunos pudessem jogar em local fechado, devido ao rigoroso inverno, o qual impedia certas práticas esportivas.
Além disso, James também procurava um esporte sem muito contato físico, pois poderiam se tornar muito violentos devido às características de um ginásio, local fechado e com piso de madeira.
Origem no Brasil
A prática do basquete no Brasil começou quando o norte-americano Augusto Shaw introduziu o esporte na Associação Atlética Mackenzie de São Paulo, em 1896.
No Rio de janeiro, teriam acontecido, em 1912, os primeiros jogos de basquete, na rua da Quitanda, com o América Football Club tendo sido o primeiro clube carioca a introduzir o esporte nesta cidade, incentivado por Henry J. Sims, diretor da Associação Cristã de Moços.
O basquete no ponto de vista Educacional O basquete, como todos os esportes, só traz benefícios para a nossa saúde, e por que não para nossa saúde educacional? Em todos os esportes predominam estabelecimentos de regras, divisão de habilidades, conceitos técnicos enfim, tudo que aperfeiçoa o desenvolvimento de um indivíduo numa sociedade, pode-se observar a importância do caráter lúdico do jogo no desenvolvimento dos