FORÇA ELÁSTICA
A lei de Hooke define a força elástica. O produto da constante elástica da mola pela deformação da mola resulta no valor da força elástica.
Fel = -K. ∆x
Fel = Força Elástica (N) K = Constante Elástica (N/m) ∆x = Deformação (m)
(O sinal negativo indica que a força elástica é contrária a força aplicada na mola.)
O empuxo está relacionado com sistemas que possuem fluidos. O empuxo (força) depende de vários fatores, o volume descolado do líquido quando um corpo é submerso, a densidade do líquido e a aceleração da gravidade.
E = Vdeslocado . plíquido . g
Vdeslocado = Volume deslocado (mm³) plíquido = Densidade do líquido (kg/m³) g = aceleração da gravidade (m/s²)
2. Material Utilizado.
Balança
Cilindro de Latão
Haste com escala (régua)
Haste (suporte)
Quatro “pesos” auxiliares ( 0,05kg)
Mola
Copo com água.
Paquímetro
3. Procedimento Experimental.
Primeiramente, pesou-se o cilindro de latão com a balança. Obteve-se com o paquímetro as medidas do cilindro (diâmetro interno, diâmetro externo e comprimento), após as medições foram efetuados os cálculos (volume do cilindro).
Em um segundo momento, mediu-se a mola sem deformação, logo em seguida, foram adicionados os pesos auxiliares na mola, crescentemente, a fim de calcular a variação do comprimento da mola (deformação) e a constante elástica(k).
Com os dados da densidade da água, e o volume do cilindro, calculou-se o valor teórico do empuxo. (cilindro submerso no copo com água).
Posteriormente, fixou-se o cilindro na mola, ajustando a haste, em distância suficiente para o cilindro ficar submerso no copo d’água. Coletou-se as medidas (deformação da mola).
4. Dados Obtidos. 1.1 Tabela dos dados obtidos (deformação da mola)
1.2 Tabela das dimensões do cilindro.
Diâmetro Externo
(mm)
Diâmetro Interno
(mm)
Altura
(mm)
Volume
(mm³)
Massa
(kg)
17,4
6,9
39,8
7975,69
70,05