Força de trabalho
Os artigos constituem-se em trabalhos de cunho técnico-científico, realizados por um ou mais autores, destinados à divulgação de estudos e resultados de pesquisas. Podem ser originais, quando apresentam e debatem assuntos ou abordagens inéditas ou de revisão, onde há a análise sobre assuntos e temas já publicados. Os artigos são compostos por elementos pré-textuais, elementos textuais elementos pós-textuais, tendo apresentação seqüencial.
Elementos pré-textuais:
-Cabeçalho: Título (centralizados – em negrito ) – termo ou expressão que indica o conteúdo do artigo. Nome do(s) autor(s) ( alinhamento à direita ) Breves informações sobre o(s) autor(s) ( em nota de rodapé).
-Agradecimentos: são opcionais; feitos a pessoas e/ou instituições (em nota de rodapé).
-Resumo: é a apresentação concisa do texto, em um único parágrafo. Sintetiza os objetivos pretendidos, a metodologia empregada e as conclusões obtidas no artigo.(Ver NBR6028)
-Palavras-chave: expressões, conceitos, termos representativos do assunto do artigo.
Elementos Textuais:
O corpo do artigo deve estar estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão. No caso da divisão em seções, sua ordenação deve seguir o sistema de numeração progressiva (ver NBR6024)
Introdução: é a parte inicial do texto. Nela devem constar a formulação e delimitação do assunto tratado, sua localização no tempo e no espaço, a finalidade e os objetivos do trabalho, a natureza e importância do tema, a justificativa da escolha, as relações com outros trabalhos, a metodologia adotada e o plano para o desenvolvimento do assunto, Não deve antecipar conclusões nem recomendações.
Desenvolvimento: é também chamado de corpo do trabalho, é a mais extensa e a mais importante. Divide-se geralmente em seções e subseções. Nele é efetuado o desdobramento do tema conforme indicado na introdução. O principal objetivo do desenvolvimento é o de comunicar os resultados do