Trabalho de força
SUMÁRIO
-INTRODUÇÃO..................................................................03
-REFERÊNCIAS................................................................04
INTRODUÇÃO
Não existe uma definição do que é energia, mas sabemos que a sua existência possibilita a execução de trabalho. Para nos mantermos vivos, precisamos nos alimentas e, para isso, extrair a energia dos alimentos, para se colocar algum objeto em movimento, é necessária a aplicação de uma força e, automaticamente, uma transformação de energia. Quando há aplicação de uma força e um deslocamento do ponto de aplicação dessa força, pode-se dizer que houve uma realização de trabalho.
Há dois tipos de energia:
1. Energia cinética: é a energia que está relacionada ao movimento dos corpos. A força é aplicada pela 2° lei de newton.
2. Energia Potencial ( gravitacional, elástica, elétrica, etc..): é a energia que um corpo possui em relação á posição particular que ele ocupa. A energia potencial depende da posição do objeto. No caso da energia potencial gravitacional a posição é definida pela a altura em que o objeto se encontra de um nível horizontal definido como nível de referência.
3. Energia Mecânica: é a energia que pode ser transferida por meio de força. A soma da energia cinética com a energia potencial é definida como energia mecânica.
Trabalho é a medida da energia que é tranferida para um corpo, em razão da aplicação de uma força ao longo de um deslocamento. Em física, trabalho é representado por W. O trabalho é realizado por uma força variável em direção, sentido ou intensidade durante o deslocamento. Assim, quando uma mola é esticada lentamente, a força requerida para isto aumenta á medida que a mola aumentar o comprimento, o trabalho, e consequentemente a energia são grandezas escalares, e suas unidades de trabalho e de energia é Newton metro (n.m) ou Joule (J).