amazônia
A ação geopolitica teve como objetivo povoar a amazonia, identificando as politicas de desenvolvimento espacial e economica, atraves do planejamentos feitos pelo PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO PND o I (1971-1974) e o II (1974-1979). A PND Juntamente com a SUDAM (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia) elaboraram o I (1972-1974) e o II (1975-1979) segundo PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZONIA (PDA),O “modelo” de ocupação da região seria doutrinariamente nesse segundo período no PDA.
Apartir de 1964 já vinha sendo elaborado um conjunto de leis e medidas administrativas que era conhecido como OPERAÇÃO AMAZONICA. Essa operação representou um momento de encontro entre o “Homem de empresa brasileiro” e os amazônidas em uma movimentação de integração para o desenvolvimento da Amazônia, por meio de mecanismos legais federais, estaduais e municipais, o que ficou conhecido como Programa de Aceleração do Desenvolvimento, que e incluia desde a transformação do Banco de Crédito da Amazonia S.A em Banco da Amazonia (BASA) que tinha caracteristica de um banco de desevolvimento até a criação da SUDAM em 1966 que servia para coordenar todos os órgãos federais presentes à região, onde o governo oferece uma série de incentivos aos interessados em produzir na região.
A sudam em vista a perspectiva da colonização dos eixos viários, tinha como seus principais objetivos os corredores que se tornariam futuras rodovias como a Transamazonica e Cuibá-Santarém, como também a exploração dos recursos munerais como a bacia-tocantins em razão da grande magnitude de seus recusos naturais, hidraulicos, minerais e florestais como as reservas de diamente e ferro em Carajás.
O plano do 1º PND buscava integrar para desenvolver, a integração era vista como aproximação fisíca, economica e cultural da região Norte ao noroeste e a comunidade brasileira, já o desenvolvimento era visto como integração da região centro-sul com objetivo de