Força de atrito
atrito é a propriedade da superfície em contato interagirem com forças tangentes ás superfícies quando há movimento relativo (atrito dinâmico) ou tendência de movimento ( atrito estático).
O atrito é dominado estático quando não há movimento do corpo em relação á superfície. Havendo movimento, o atrito é chamado dinâmico.
Aumentando-se gradativamente a intensidade da força F, a partir do zero verifica-se que, inicialmente, o corpo permanece em repouso, pois a intensidade da força do atrito aumenta juntamente com a intensidade de F. Para um determinado valor de F o corpo fica na iminência de movimento. A força de atrito apresenta intensidade máxima e é chamada força de atrito estática máxima Fate. Para iniciar o movimento, a intensidade da força F deve ser superior á intensidade da força de atrito estática máxima. Uma vez iniciando o movimento, a força de atrito passa a ter intensidade constante sendo dominada força de atrito dinâmica Fatd. A intensidade da força de atrito dinâmico é ligeiramente menor que a intensidade da força de atrito estático Máxima.
Força de atrito dinâmico
A força do atrito dinâmico é contrária ao movimento relativo das superfícies em contato. Sua intensidade é proporcional á intensidade da força normal: fat = _d* N, onde_d é o coeficiente de atrito dinâmico.
FORÇA DE ATRITO ESTÁTICA
A força de atrito estática é contrária á tendência de movimento das superfícies em contato. Sua intensidade é proporcionada varia de fat = 0 até fatmax = _e N (iminência de escorregamento), onde _e é o coeficiente de atrito estático. Verifica-se experimentalmente que _d {_e. em geral os valor de _e e _d são muitos próximos; na maioria dos casos considerados _e = _d, inicialmente por_ e chamaremos simplesmente de coeficiente de atrito.