Resenha ngana fenda maria
1066 palavras
5 páginas
CINDERELA DA ÁFRICA NGANA FENDA MARIAOrganizada em uma coletânea de contos populares de Angola, do Folclore Quimbundo, por Viale Moutinho, publicado pela editora Landy em São Paulo, no ano de 2002, pp.35 a 47; o conto narra estória de Ngana Fenda Maria, filha de uma mulher de beleza incomparável chamada pelo mesmo nome, que comprara um espelho mágico, este que afirma a beleza superior da filha. Sendo a beleza da filha confirmada pelo espelho, a mãe decide prender a filha e uma ama em uma casa somente com abertura para a passagem de alimentos, para que não chamasse mais atenção dos homens do que ela própria. Um dia Ngana (filha) pediu para que sua ama comprasse cana-de-açúcar para ela, cortou um dedo e um rapaz ouvindo suas lamúrias coma ama, parou e contou-lhe a história de Fele Miranda que assim como ela tinha uma beleza incomparável assim como ela fora aprisionado por demônios em Ikandu. Ngana foge e começa sua jornada para salvar Fele Milanda. Durante sua caminhada, Ngana encontra Deus transformado numa velha leprosa e numa velha desfigurada, das quais recebe conselhos e um objeto mágico para ultrapassar a provas que lhe seriam impostas. Andou por 12 meses até chegar à casa de Fele Milanda, onde durante as prova que devia efetuar é enganada por uma escrava (Kamasoxi) que se casa com Fele Milanda trocando de lugar com Ngana, que se torna escrava.
Fele Milanda faz uma viagem a Portugal, lista os pedidos dos escravos, na lista de presentes de Kamaria (Ngana) só havia objetos mágicos. Em Portugal, a mãe de Fele Milanda desvenda o engano. No regresso de Fele Milanda, há a oferta de presentes aos escravos. Com seus presentes Kamaria (Ngana) faz todas as noites um ritual mágico que é desvendado por uma velha criada e por Fele Milanda.
Um banquete é preparado para desvendar a maldade de Kamasoxi, que é desmascarada diante de todos e punida ardendo em chamas para pagar por suas maldades.
Ngana Fenda Maria se casa com Fele Milanda e vivem felizes para