Força Atrito - Física
TURMA 41A
FORÇA DE ATRITO EM BASES DE CERÃMICA.
ITAPIRANGA-SC
2014
INDRODUÇÃO
Existem vários estudos no mercado para melhorar a qualidade de fabricação cerâmicas (pisos, azulejos), principalmente e lugares públicos, melhorar a eficácia em relação ao escorregamento, minimizando a possibilidade de queda de usuários.
No Brasil utiliza para caracterizar a resistência ao escorregamento de superfícies de pisos cerâmicos as normas técnicas da pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Todos estes ambientes que utilizam esse material estão sujeitos às variações do meio e a grande tráfego de pessoas, consequentemente o risco de acidentes por escorregamento é notável. Um dos fatores ambientais importantes, relacionados com a segurança durante a utilização de revestimentos para pisos, diz respeito à facilidade de limpeza das superfícies contaminadas com produtos químicos ou partículas. Se o piso é de fácil limpeza, reduz-se a possibilidade de acidentes por escorregamento.
1. CONCEITO DE ESCORREGAMENTO
Resultado de diminuição de atrito entre o corpo em movimento e a superfície de apoio, ocorrido de maneira violenta. Perda de equilíbrio devido fato imprevisto.
2. A SEGURANÇA DE UMA SUPERFÍCIE
Para avaliar a segurança de uma superfície deve-se levar em conta o coeficiente de atrito medido para o caso de escorregamento do calcanhar ou sola do pé. Consideram-se também as influências adversas de tipos de superfícies, umidade, absorção da água, calçados usados.
3. TIPOS DE CERÂMICA
Os revestimentos cerâmicos são produzidos com argila e ou matérias primas inorgânicas, produzidas por prensagem ou extrusão. Posteriormente são secas e queimadas à altas temperaturas suficiente para desenvolver as propriedades requeridas. Inúmeras são as aplicações deste tipo de material que podem ser esmaltados, ou não esmaltados, ambos inertes ao fogo, seu uso é em áreas comerciais e industriais, tais como