Física experim. i - força de atrito
relatário de física experimental sobra aula para mediar o coeficiente de atrito de um bloco de madeira
FORÇA DE ATRITO
Resumo
Quando empurramos ou puxamos um copo qualquer de massa m percebemos que existe certa dificuldade, e em alguns casos percebe-se que o corpo não entra em movimento. Qual a explicação para isso? O que acontece é que toda vez que puxamos ou empurramos um corpo, aparece uma força que é contrária ao movimento. Essa força é chamada de Força de Atrito. A força de atrito é uma força de importância indiscutível, pois ela está presente em praticamente todos os momentos do nosso dia-a-dia. Sem ela, seria impossível ao menos caminhar em qualquer superfície, ou pelo menos sentar em alguma cadeira sem deslizar. A definição de força de atrito é a força natural que atua sobre os corpos quando estes estão em contato com outros corpos e sofrem a ação de uma força que tende a colocá-lo em movimento, e ela é sempre contrária ao movimento ou à tendência de movimento. A força de atrito aparece em razão das rugosidades existentes nas superfícies dos corpos.
Introdução
O atrito depende da força normal entre o objeto e a superfície de apoio, quanto maior for a força normal maior a força de atrito. Matematicamente podemos calcular a força de atrito a partir da seguinte equação: , onde μ é chamado de coeficiente de atrito que depende da natureza dos corpos em contato e do estado de polimento e lubrificação da superfície.
Nesse experimento vamos achar o coeficiente de atrito de um bloco de madeira, através de medições da força necessária para movimentar o mesmo objeto com diferentes massas.
Objetivo
Obter o coeficiente de atrito de um mesmo bloco de madeira com diferentes massas.
Material utilizado
- Dinamômetro de precisão 0,02N
- Balança semi-analítica de precisão 0,01g
- Bloco de madeira
- 5 cilindros diferentes de aço
Procedimento experimental
- Pesou-se o bloco de