Resistência dos materiais
2 Ciclo de Mecânica
o
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
Na Estática os corpos são considerados indeformáveis tal hipótese é necessária afim de se conseguir um resultado completamente independente das propriedades da matéria de que são constituídos. A Resistência dos Materiais, que também faz parte da Mecânica, entretanto, considera os corpos tais como são na realidade, isto é, deformáveis e suscetíveis de sofrerem rupturas quando sob a ação de forças. Assim, a Resistência dos Materiais se ocupa em estudar: 1. As mudanças ocasionadas no corpo pela ação de forças externas e internas; 2. As propriedades (dimensões, forma, material) que o fazem capaz de resistir à ação dessas forças.
Flexão - solicitação que tende a modificar o eixo geom étrico de uma peça.
F
Torção - solicitação que tende a girar as secções de uma peça, uma em relação às outras.
F
SOLICITAÇÕES
Um sistema de forças pode ser aplicado num corpo de diferentes maneiras, originando portanto diversos tipos de solicitações, tais como tração, compressão, cisalhamento, flexão e torção. Quando cada tipo se apresenta isoladamente, diz-se que a solicitação é simples . No caso de dois ou mais tipos agirem contemporaneamente a solicitação é composta.
Mt
DEFORMAÇÃO
A experiência ensina que a ação de qualquer força sobre um corpo altera a sua forma, isto é, provoca uma deformação. Com o aumento da intensidade da força, há um aumento da deformação. No ensaio de tração, um fio solicitado pôr uma força de pequena intensidade sofrerá uma deformação transitória e retomará seu comprimento inicial quando a força for removida.
Tração - solicitação que tende a alongar a peça no sentido da reta de ação da resultante do sistema de forças.
F
Reta de ação da força
F
Compressão - solicitação que tende a encurtar a peça no sentido da reta de ação da resultante do sistema de forças.
F
Reta de ação da força
F
deformação transitória
Cisalhamento - solicitação