fornos e conversores
Professor: Jorge Abílio Abnader Neto
Aluno: Renato de Souza Carvalho – Turma: TADS/2014
APLICAÇÕES EM BANCO DE DADOS
Dados – Informação – Conhecimento – Inteligência – Sabedoria
Big Data é um termo muito usado para descrever o crescimento, a disponibilidade e o uso exponencial de dados confiáveis e não confiáveis, podemos afirmar que uso excessivo desses dados pode-se caracterizar como um exemplo de aplicação em banco de dados.
Mas não basta ter uma quantidade exorbitante de dados, é necessário saber o que fazer com eles para que seja possível transformá-los em informações relevantes. Para que isso seja possível devemos armazená-los em um local confiável como, por exemplo, em um data warehouse, nesse local esses dados serão filtrados, sumarizados e reorganizados de forma que possam ser considerados informação confiável. Com as informações organizadas obtemos mais um exemplo de aplicação em banco de dados.
Com as informações reorganizadas em nossos armazéns de dados vamos transformá-la em conhecimento utilizando-se de uma ferramenta chamada Data Mining, com ela é possível cruzar informações e gerar conhecimentos que nem mesmo um ser humano poderia imaginá-lo ao cruzar essas informações de forma manual. Temos agora o conhecimento sendo aplicado em banco de dados.
Em relação a aplicação de inteligência e banco de dados podemos claramente citar o uso de uma ferramenta BI, ou seja, inteligência de negócios muito utilizada atualmente por CEO’s de grandes corporações na tomada de decisões rápidas para acompanhar o acelerado crescimento do mercado.
Já na aplicação de sabedoria em banco de dados só me resta citar uma frase relacionada ao livro Sun Tzu (A arte da guerra) que na minha opinião se encaixa perfeitamente entre as relações supracitadas: “Concentre-se nos pontos FORTES, reconheça as fraquezas ”