fornos por aquecimento eletrico
MATERIAIS ELÉTRICOS: COMPÊNDIO DE TRABALHOS
VOLUME 4
SUMÁRIO
FORNOS ELÉTRICOS - Marlon Cestile............................................................................. 331
RELÉS - Vinicius Fritsch.................................................................................................... 352
DISJUNTORES - Rafael Paim ........................................................................................... 367
FUNCIONAMENTO DE UM FOTOTRANSISTOR - Tiago Richter Maritan ........................ 382
LÂMPADA INCANDESCENTE - Silvio Katsuo Ogawa....................................................... 391
SCR: RETIFICADOR CONTROLADO DE SILÍCIO - Samir de Oliveira Ferreira ................ 408
331
FORNOS ELÉTRICOS
Marlon Cestile
1. Introdução
Na indústria atual, a cada dia é mais intensa a busca por materiais mais resistentes, duráveis, com qualidades peculiares. Muitas dessas características alguns materiais só conseguem pelo processo de fusão. Para cada tipo de material a ser trabalhado, fundido, há um certo tipo de forno mais recomendável. Com este trabalho está proposto um conhecimento superficial dos tipos de fornos elétricos existentes, sua composição e materiais utilizados nos mesmos.
Os tipos de fornos elétricos:
Podemos classificar os fornos elétricos em três grupos:
•
Fornos a Resistência
•
Fornos de Indução
•
Fornos a Arco
2. FORNO A RESISTÊNCIA
Denominamos forno a resistência os fornos que utilizam o calor gerado por efeito Joule, numa determinada resistência que é atravessada por uma corrente elétrica elevada. Tais fornos não provocam oscilações na tensão da rede que os alimenta. O material utilizado varia de acordo com aplicação do processo industrial, e podem ser de aquecimento direto e indireto.
2.1 AQUECIMENTO DIRETO
Nesse tipo de forno, o material a ser trabalhado é posicionado entre dois eletrodos e por ele atravessa-se a mesma corrente elétrica do circuito.
O emprego deste tipo