pesquisa sobre forno induçao
Resposta : O funcionamento dos fornos de indução baseia-se na indução eletromagnética.
Faraday estudou este fenómeno e concluiu que num condutor elétrico submetido a um fluxo magnético variável, surge uma f.e.m. tanto maior quanto maior for a variação ΔΦ do fluxo.
(Para que a variação do fluxo no tempo seja grande é preciso que o fluxo Φ seja elevado e / ou que o tempo de variação Δt seja pequeno. Esta última condição corresponde a uma frequência elevada). Sendo muito usado para fusão de materiais condutores, formam-se nestes materiais correntes de Foucault (correntes induzidas em massas metálicas) que produzem grande elevação de temperatura. Se os materiais forem magnéticos, haverá também o fenómeno da histerese, que contribui para o aumento de temperatura. O forno consiste basicamente num transformador com o secundário em curto-circuito e constituído apenas por uma espira. Um dos tipos de fornos é constituído por um transformador com núcleo de ferro e pode ser usado para a frequência da rede.
Outros tipos não utilizam núcleo de ferro e podem ser usados para frequências mais altas.
Os fornos sem núcleo podem usar frequências desde 50 Hz a 1 kHz ou mais.
Para frequências baixas usam-se transformadores para alimentar os fornos.
Para frequências médias usam-se na alimentação conjuntos motor / gerador ou circuitos eletrônicos estáticos.
http://www.geocities.ws/jcc5000/juvresposta22fornosdeinducao.html
Fatos sobre fornos de indução elétrica
O forno elétrico de indução é um tipo de forno de fusão que utiliza correntes elétricas para derreter o metal. Estas correntes são alternadas através de bobinas grandes em torno do cadinho que contém o metal, aquecendo-o e formando redemoinhos que derretem. O metal puro derretido afunda até o fundo, enquanto os contaminantes sobem à superfície, de onde eles são tirados. Os sistemas de água são utilizados para manter