Fornos
Características físicas e técnicas do forno
Em principio o forno a indução é um transformador no qual o primário é constituído por uma bobina que é percorrida por uma corrente alternada e que induz um campo eletromagnético alternado na carga do forno a qual constitui o secundário do transformador. Mantendo-se a resistividade da carga entre determinados limites, induz-se no metal potencia elevada que aquece rapidamente a carga ate a sua fusão.
Fornos a indução podem ser classificados em:
⎫ Fornos a indução com núcleo
⎫ Fornos a indução sem núcleo
Os fornos a indução com núcleo são hoje em dia referencia para a fusão de metais não ferrosos se bem que encontrem também aplicação na função de ferros fundidos. Funcionam em freqüência de linha e a bobina do forno é envolvida sobre um núcleo de aço laminado fechado do tipo utilizado em transformadores. O conjunto por sua vez é envolvido por uma camada refrataria e disposto de modo a se formar ao seu redor um canal de metal liquido após a fusão do banho do forno, como segue a figura:
Fornos de indução sem núcleo funcionam também segundo o principio de um transformador porem desprovido do seu núcleo magnético. O principio do transformador é constituído de uma bobina em geral construída em tubo de cobre, de pouca espiras e que é percorrida pela corrente primaria sendo refrigerada por água que circula através da mesma. A figura abaixo representa esquematicamente o cadinho de reta tal forno e indica as linhas de forças eletromagnéticas e as correntes de circulação do banho provocadas durante a fusão. O rendimento do forno de indução sem núcleo é inferior ao do forno com núcleo e varia entre 75% e 85% segundo a freqüência utilizada e o metal a fundir.
O forno a indução de cadinho, é um forno elétrico, composto por um painel de comando, conectado a dois cadinhos ou três em condições especiais.
• Forno 1: média freqüência com dois cadinhos; • Forno 2: