Formulário de diagnóstico ambiental de impacto do solo
1. INTRODUÇÃO Este trabalho foi realizado para analisar os impactos ambientais do solo, causado pelo lixo depositado nas águas. A pesquisa foi realizada no Açude da Bomba, localizada no Bairro da Bomba na cidade de Serrinha-Ba. O ser humano produz cada vez mais resíduo que deveriam ser depositados em aterros sanitários, mais essa não é a realidade brasileira, a maior parte do lixo é depositado nos rios, tendo provocado ao meio ambiente a degradação e o comprometimento da qualidade de vida das pessoas que vivem próximo desses locais. A impermeabilização do solo causada pelo asfalto e pelo cimento dificulta a infiltração da água da chuva e impede a recarga dos lençóis freáticos. As ocupações clandestinas de áreas que abrigam os mananciais também acabam poluindo as águas, pois seus moradores depositam lixo e esgoto no local.
2. DIAGNOSTICO
a) MEIO FÍSICO
Foi feito um estudo de campo no Bairro da Bomba, município de Serrinha, sendo identificado impactos ambientais causados pelo lixo depositado nas águas que modificou o meio ambiente por motivo da poluição das águas na qual deu o surgimento de plantas aquáticas conhecidas popularmente de Golfo.
b) MEIO SÓCIO ECONÔMICO
Os fatores responsáveis pela consequência do impacto ambiental tem sido o acúmulo de lixo, tanto doméstico como hospitalar. A população que reside nesta localidade enfrentam vários problemas de saúde (verminoses, alergias, coceiras, amebíases, problemas respiratórios e etc.) provocados pelo acúmulo de lixo em estado de decomposição (chorume).
c) AMBIENTAL
O solo foi considerado por muito tempo, um receptor ilimitado de substâncias nocivas e descartáveis, como o lixão doméstico e urbano e os resíduos industriais com base no suposto poder tampão e potencial de autodepuração, que leva ao saneamento dos impactos criados (CETESB, 2001, p.1). A pesquisa de campo nos proporcionou uma conscientização