Biologia na contemporaneidade
FORMULÁRIO SOBRE OS IMPACTOS PROVOCADOS PELA CRIAÇÃO DE REBANHO BOVINO
MARÇO 2012
INTRODUÇÃO
A criação de gado bovino é a atividade econômica que ocupa a maior extensão de terras. O Brasil possui o segundo maior rebanho bovino do mundo, suplantado apenas pela Índia, é também o principal exportador mundial de carne bovina e o primeiro fornecedor da EU. Segundo dados do USDA, foram produzidos 53,5 milhões de toneladas de carne bovina no mundo.
Por outro lado, é considerada a atividade econômica que, em seu conjunto, mais impacta o meio ambiente. A destruição de ecossistemas (juntamente com outras atividades agrícolas e madeireiras, a pecuária é apontada como um dos principais vetores de expansão da fronteira agrícola, ameaçando biomas como Cerrados e Amazônia); degradação do solo e poluição dos recursos hídricos, são alguns desses impactos. A maior taxa de desmatamento ocorreu no Brasil, seguido da Índia, da Indonésia, do Sudão e da Zâmbia.
Quanto à emissão de gases do efeito estufa estimativas apontam que, em termos mundiais, o gado bovino é responsável por 9% destes gases.
DIAGNÓSTICO
a) Meio físico:
O deslocamento constante do gado favorece a formação de trilhas rasas e profundas, provocando um endurecimento na camada superficial do solo, dificultando a absorção das águas superficiais arrastando o material desagregado e dando início ao processo de erosão; A ocorrência de incêndios para a renovação das áreas com pastagens, modificação da vegetação e assoreamento nas nascentes.
.
b) Meio socioeconômico:
Para muitas famílias, o investimento numa pequena criação do gado bovino funciona como uma forma segura de poupança, pois estes animais podem sobreviver e crescer durante os períodos de escassez e nos casos de necessidade extrema o investimento pode ser facilmente recuperado com o consumo ou a venda dos animais. A