Formula E - Carros Elétricos
Ao pensar em Formula 1, uma das primeiras lembranças da competição provavelmente é o barulho dos motores dos carros, uma característica extremamente marcante dessas corridas. Ultrapassagens incríveis, ronco de motor e zero emissões de carbono. Isso é o que promete a Fórmula E, campeonato organizado pela FIA que conta apenas com carros elétricos – e sim, o motor “ronca” artificialmente! Os carros utilizados nessa competição será o Spark-Renault SRT-01E o primeiro carro de competição elétrico homologado pela FIA. Montado pela Renault, o veículo traz motor da McLaren e a bateria fica por conta da Williams. A bateria de íon-lítio (a mesma usada em notebook’s) possui potências máxima de 200kw e média de 133kw. O veículo alcança os 100 km/h em estimados 3 segundos e tem velocidade máxima de 225 km/h. A iniciativa da Fórmula E busca incentivar a pesquisa de veículos elétricos e estimular a venda de carros com emissão zero de carbono.
Abastecimento:
O Spark -Renault SRT_01E contará com um sistema de armazenamento de energia recarregável ( RESS ) . RESS é o dispositivo de armazenagem de energia completo , que compreende um meio de armazenamento de energia ( por exemplo, do volante , o condensador ou bateria ) .
Motor:
O motor elétrico é construído pela McLaren Electronic Technologies. O motor pesa 26 kg, e produz um máximo de 270 cv com 140 nm de torque instantâneo.
Potência:
Potência máxima (limitada) : 200 kW (268 hp ).
Modo Race (economia de energia) : 150 kW (201 hp )
Push-to-Pass : adicional 30 kW (40 hp )
Potência máxima estará disponível durante treinos e provas qualificativas. Durante as corridas, o modo de economia de energia será aplicada com o sistema "Push-to-Pass 'permitindo temporariamente potência máxima por um tempo limitado. A quantidade de energia que pode ser entregue à Unidade Geradora Motriz (MGU) pelo sistema de armazenamento de energia