Formula de baskara
O nome Fórmula de Báskara foi dada em homenagem ao matemático Bhaskara Akaria, considerado o mais importante matemático indiano do século XII.
A fórmula de Báskara é principalmente usada para resolver equações quadráticas de fórmula geral ax2+bx+c=0, com coeficientes reais, com a≠0 e é dada por:
Chamamos de discriminante: Δ = b2-4ac
Dependendo do sinal de Δ, temos: * Δ=0, então a equação tem duas raízes iguais. * Δ>0, então a equação tem duas raízes iguais diferentes. * Δ<0, então a equação não tem raízes reais.
A idéia da demonstração da fórmula de Báskara é o completamento de quadrados. Seja: ax2+bx+c=0 a2x2+abx+ac=0
4a2x2+4abx+4ac=0
4a2x2+4abx+b2+4ac=b2
(2ax)2+2(2ax)b+b2=b2-4ac
(2ax+b)2=b2-4ac
Através da Fórmula de Báskara podemos deduzir uma expressão para a soma (S) e o produto (P) das raízes da equação do 2º grau.
Sendo x1 e x2 raízes da equação ax2+bx+c=0, então:
S = x1+x2 = -b/a
P = x1.x2 = c/a
A importância da Fórmula de Báskara é que ela nos permite resolver qualquer problema que envolva equações quadráticas, os quais aparecem em diversas situações importantes, como na Física por exemplo. http://www.infoescola.com/matematica/formula-de-bhaskara/ Fórmula de Báskara
Resolva equações de 2º grau
As equações de 2º grau incompletas podem ser resolvidas facilmente, apenas utilizando raiz quadrada. Já no caso das equações completas, é necessário utilizar uma fórmula matemática: a fórmula de Báskara. Uma equação de 2o grau pode ser reduzida a três termos principais. O termo que possui a variável ao quadrado, a variável e o termo sem ela.
Eis a seguinte fórmula geral: ax2 + bx + c = 0
Se a for igual a zero, o que temos é uma equação do 1o grau, logo - para ser uma equação do 2o grau - o coeficiente a não pode ser igual a zero.
a é o coeficiente do termo que possui a incógnita ao quadrado (x2);
b é o coeficiente do termo que possui a incógnita (x);
c é o coeficiente do termo