Formação e Desenvolvimento do Capitalismo
1) Defina modo de produção e diferencie feudalismo e capitalismo, passando pela transição.
O modo de produção é definido pelas forças produtivas e pelas relações sociais de produção. São constituídos pelo objeto sobre o qual se trabalha e por todos os meios de trabalho necessários à produção.
No sistema feudal consistia a relação entre servo e senhor, as técnicas de produção eram agrícolas e a igreja definia os rumos políticos, econômicos e sociais, o sistema funcionava por meio dos burgos. No mercantilismo – fase transitória – existiam as sociedades autônomas, mestres, aprendizes e artesãos, que se especializavam. Já o capitalismo, sistema econômico que funciona de forma bem diversa dos sistemas anteriores, é regido pelas grandes corporações. Existem novas técnicas e questiona-se o poder e a forma de se fazer riqueza, onde o Estado assume o papel que no período feudal era da igreja.
“O mercado e a busca de lucro monetário substituíram os costumes e a tradição, na determinação de quem executaria certa tarefa, como seria executada esta tarefa e se os trabalhadores poderiam ou não encontrar trabalho para o seu sustento. Quando isso acorreu, o sistema capitalista foi criado”. O rompimento do sistema feudal se originou mais diretamente de uma série de catástrofes no final do século XIV e no século XV.
A principal diferença entre feudalismo e capitalismo, é que no primeiro, a produção era voltada a atender as necessidades mínimas e no segundo, produz-se visando um excesso, ou excedente social que é controlado pela classe capitalista pela propriedade dos meios de produção. 2) Por que para Quesnay a classe produtiva e o trabalho produtivo estão ligados a terra? Explique partindo da terra a circulação natural entre as três classes de rendimento. [Definir classe]
Para Quesnay, a classe produtiva e o trabalho produtivo estão ligados a terra, pois, a produção do excedente será gerada na terra. A