Arte medieval
TRABALHO
DE
Filosofia
Nome: Sávela Caroline
Tuma: 201
Desenvolvimento do Capitalismo
Surgem os banqueiros e cambistas, cujos ganhos estavam relacionados ao dinheiro em circulação, numa economia que estava em pleno desenvolvimento. Historiadores e economistas identificam nesta burguesia, e também nos cambistas e banqueiros, ideais embrionários do sistema capitalista: lucro, acúmulo de riquezas, controle dos sistemas de produção e expansão dos negócios. O capitalismo passou a ser dominante no mundo ocidental a partir do século XVI. A transição que houve do feudalismo para o capitalismo foi bastante desigual; foi mais rápida na parte ocidental da Europa e mais lenta na parte central e oriental. A transição foi bem mais acelerada no Reino Unido, do que nos outros países.
O capitalismo foi se evoluindo gradativamente, aos poucos foi se sobrepondo sobre outras formas de produção, até ter sua hegemonia, que ocorreu em sua fase industrial.
Ocorreram em três fases:
Primeira fase: Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo
Segunda Fase: Capitalismo Industrial
Terceira Fase: Capitalismo Monopolista-Financeiro
Formação dos Estados Nacionais
A formação dos Estados Nacionais aconteceu no período da história europeia compreendido na Baixa Idade Média(Séculos XI a XIV), onde após a fracassada pretensão da Igreja de Roma de unificar o continente sob sua batuta, os diferentes povos europeus começaram a unir-se em torno de um grande líder, que fosse mais forte que os líderes regionais para unificar as diferentes e fragmentadas regiões que formavam a "colcha de retalhos" que era o mapa europeu da época. Importante notar que a burguesia da época deu o apoio decisivo para que os estados nacionais se formassem.