Formação ritmica expressiva
Vivenciando a capoeira
Objetivos
- Descrever e executar movimentos da capoeira.
- Conhecer seus contextos de criação e prática.
- Identificar seus artefatos culturais (roupas, músicas e instrumentos).
Conteúdos
- Vivências corporais envolvendo a gestualidade da prática.
- As técnicas específicas.
- A origem e o percurso histórico da manifestação.
Anos
5º a 9º.
Tempo estimado
12 aulas.
Material necessário
Folhas de papel pardo, pincel atômico, aparelho de som, livros, revistas e computador com acesso à internet.
Flexibilização
Para alunos com deficiência física
Alunos com deficiência física nos membros inferiores participam da roda de capoeira e cantam junto da turma. Eles devem realizar movimentos possíveis com o tronco e os membros superiores. O aluno pode, por exemplo, gingar com o tronco e abaixar para que um colega faça os giros e movimentos com as pernas. Vale colocá-lo em dupla com um colega maior, para facilitar este processo, caso o aluno com deficiência física não tenha muita mobilidade no tronco. Na etapa da entrevista, oriente o aluno a elaborar perguntas sobre os movimentos e técnicas que ele é capaz de executar. Os registros e discussões são feitos normalmente. Não se esqueça de preparar os espaços da escola - a sala de aula, a quadra etc. - para permitir o acesso do aluno.
Desenvolvimento 1ª etapa
Peça aos alunos que relatem seus conhecimentos sobre a capoeira. Registre as informações em uma folha à vista de todos. Forme grupos e solicite a demonstração da gestualidade que, na opinião deles, caracteriza a prática. Após cada apresentação, estimule a elaboração de apreciações orais. Tome nota dos comentários.
2ª etapa
Retome a lista feita na etapa anterior e, coletivamente, organize uma classificação: gestos e técnicas corporais da capoeira, informações históricas, nomes dos golpes, funções dos artefatos utilizados, músicas etc. Esses