atividades ritmicas e expressivas na escola
Sumário 5
1 Introdução 6
2 Motricidade 7
3 A arte e a expressão humana 8
4 A educação física e o desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo 9
5 Atividades rítmicas e expressivas 10
5.1 Exemplos de atividades rítmicas e expressivas 11
5.2 Aplicabilidade na escola 12
6 Conclusão 14
7 Referências Bibliográficas 15
1. Introdução
Este trabalho visa apresentar a aplicabilidade de atividades rítmicas e expressivas na Educação Física Escolar com o objetivo de estimular as etapas naturais evolutivas do indivíduo, ressaltando sua importância facilitadora para que ocorra o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo dos alunos.
2. Motricidade
Motricidade representa a forma concreta de interação do ser humano com a natureza e com os semelhantes, é a expressão das atividades humanas, é a qualidade de força motriz.
A criança real ri, corre, conversa, faz barulho, perturba, é bondosa e maldosa, amorosa e perversa, enfim, é criança, e como tal exercita sua motricidade o tempo todo na descoberta do mundo; sendo assim através do movimento a criança, começa a conhecer-se a si própria, aos outros e os objetos.
Pelo movimento comunicamos e relacionamo-nos com tudo o que nos rodeia, sendo através da atividade motora que a criança percorre o seu trajeto de desenvolvimento e por várias adaptações sucessivas vai adquirindo informações complexas, variadas e progressivamente mais elaboradas. .A motricidade é o produto final da evolução.
Pois é preciso sempre salientar que o ser humano não aprende somente com sua cognição, mas aprende também com o corpo todo, com imaginação e sua sensibilidade.
3. A arte e a expressão humana
A arte tem a função, dentre outras, de ser um facilitador da expressão humana. É uma forma de colocarmos para fora o que às vezes não conseguimos por palavras. E o homem por ser um ser social, ou seja, inserido numa