FORMAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL
Trocas comerciais entre a colônia e a metrópole. A base de sua economia era o engenho de açúcar.
Havia o pacto colonial, exatamente a troca entre colônia com somente a metrópole. Sistema colonial mercantilista
2-Em qual capitania ocorreu a Guerra dos Mascates? Quais origens do conflito?
A Guerra dos Mascates foi um conflito entre senhores de engenho de Olinda e comerciantes de Recife chamados de mascates.Quando os holandeses chegaram em Pernambuco e dominaram Recife e Olinda. Antes da chegada desses estrangeiros, Recife não era muito notável, Olinda era o principal núcleo urbano, ao qual Recife encontrava-se subordinada. Com a expulsão dos holandeses, Recife cresceu, tornou-se um centro comercial e, principalmente por causa do seu excelente porto, começou a receber um grande número de comerciantes portugueses.
Os senhores de engenho começavam a ficar incomodados com o progresso de Recife. Conforme Recife crescia, os mercadores começaram a querer se libertar de Olinda e da autoridade de sua Câmara Municipal.Recife conseguiu o direito de representação na Câmara de Olinda; porém, as influências exercidas pelos senhores de engenho fez com que esse direito não saísse do papel. os recifenses ganharam sua própria Câmara e se libertaram definitivamente da autoridade política de Olinda. Recife passou de “povoado” à “vila”. Inconformados, os senhores de engenho de Olinda se revoltaram e atacaram Recife. Somente após a intervenção das autoridades coloniais é que as lutas foram suspensas e Recife finalmente conseguiu sua igualdade perante Olinda.
3-Quais foram as causas das invasões holandesas no nordeste do Brasil?
O nordeste tava no auge da cana de açúcar, e os holandeses financiavam o engenho. Eles estavam ficando cada vez mais poderosos até que decidiram invadi-lo, e conseguiram, por muitos anos eles foram os senhores do nordeste, mas quando eles foram expulsos