Formação política e econômica do brasil
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
1. Introdução
O trabalho a seguir refere-se às necessidades, os desafios e dificuldades que o profissional de assistência social passa nos dias atuais. Argumenta como deveria ser o profissional ideal bem como sua formação, requisitos pessoais e qualificação desejável para a função.
2. Oportunidades e ameaças à empregabilidade no cenário global
O mercado de trabalho para assistentes sociais, vem crescendo muito, há uma demanda muito grande por profissionais. Hoje o quadro de desemprego dos assistentes sociais é reduzido. Após a área da saúde, a segunda que mais emprega é a de políticas de assistência social.
A quantidade de áreas que necessitam de assistente social é enorme. Esse profissional pode conseguir vaga tanto no serviço público, quanto em empresas particulares alguns exemplos: ( secretarias estaduais e municipais de assistência social, hospitais, clínicas, centros de saúde, presídios, abrigos, creches, escolas, sindicatos, conselhos, secretarias municipais, estaduais, ministérios e ONGs são alguns dos empregadores dos assistentes sociais).
O Serviço Social é uma profissão que se ocupa, entre outras questões, com relações sociais. Na atualidade em que o mundo de trabalho passa por profundas mudanças, essas relações tendem a engaçarem, tendo em vista que se acirra a competitividade nesse mercado, produzindo duas categorias de profissionais: os qualificados e os desqualificados profissionalmente. Os primeiros sofrem uma pressão constante para manterem-se atualizados, enquanto que os segundos encontram-se progressivamente afastados das oportunidades de qualificação e conseqüentemente com grandes dificuldades para a permanência e a busca do emprego.
Essa metamorfose em relação ao trabalho é vivenciada pelo assistente social, que sofre este prisma enquadra-se como