Formação pedagógica
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCENTES
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PROFª
GRUPO:
1.DEFICIÊNCIAS SENSORIAIS: VISÃO
1.1 Conceito
A visão é um dos sentidos que nos ajuda a compreender o mundo à nossa volta, ao mesmo tempo que nos dá significado para os objetos, conceitos e ideias.
Entende-se pelo termo deficiência visual quando há uma situação irreversível de redução da resposta da visão, decorrente de causas congênitas ou hereditárias, mesmo depois da pessoa se submeter a tratamento clínico ou cirúrgico, ou usar óculos para correção. Essa redução da resposta visual é variável, podendo ser leve, moderada, severa ou profunda (que compreende o grupo de indivíduos com baixa visão ou visão subnormal) e ausência total da visão, no caso da cegueira. 1.2 Causas
Causas Congênitas: Retinopatia em virtude de parto prematuro, causando uma imaturidade na retina ou excesso de oxigênio na incubadora; Catarata Congênita ( Por infecções na gestação) ou hereditária; Corioretinite decorrente de toxoplamose na gravidez; Glaucoma hereditário congênito ou por infecções; Degeneração da retina, atrofia óptica.
Causas Adquiridas: As causas adquiridas são originadas por doenças como descolamento de retina, diabetes, glaucoma, catarata, traumas na visão e degeneração por senilidade do indivíduo.
1.3 Características
As crianças com deficiência visual não são muito diferentes das outras crianças, têm as mesmas necessidades afetivas, físicas, intelectuais, sociais e culturais. Gostam de brincar, passear, conhecer pessoas e conviver com outras crianças. As necessidades básicas das crianças são: cuidado, atenção, relação e interação positiva, afeto e segurança que são essenciais para as crianças com deficiência visual.
Em decorrência da deficiência sensorial, apresentam necessidades específicas, caminhos e formas peculiares de aprender. Necessitam de mais tempo para conviver e organizar suas experiências, aprender e construir conhecimentos. Já