Formação pedagogica
Como o professor deve potencializar o processo educativo na sociedade atual? O professor deve ser um facilitador do processo da ensino junto ao aluno, em todo o contexto no qual ele está inserido, e estar em atualização continua mediante as mudanças que ocorrem no mundo globalizado de hoje Pilão (1998, p.15) esclarece que, quando ocorre a aprendizagem reflexiva, o educando articula o que aprendeu e reflete sobre os processos e as decisões que foram adotadas pelo processo, partindo daí um entendimento com mais capacidade de transferir aquele conhecimento que construiu.. Ao insistir em conteúdos "cientificamente" estabelecidos, a escola acaba por se afastar da realidade concreta, tornando o estudo sem sentido para a maioria dos alunos. Contribui para a evasão escolar, sobretudo dos alunos mais pobres e dos alunos trabalhadores. (ARROYO, 1998).
O professor tem que criar situações em que podem ver o conhecimento e habilidades de seus alunos, chegando assim até eles. Devem criar situações onde aluno deverá testar todas suas habilidades motora, física, verbal, mental, social, emocional, para que ele se sobressaia de qualquer situação.
A intenção da nova prática educativa, na qual se dá importância no relacionamento entre professor e aluno, é criar condições para que os alunos se tornem pessoas que pensem bem, e busquem conhecimento por si próprio. Na sua prática pedagógica o professor também aprende com o aluno. Para Freire (1996, p.124), “a capacidade do educador de conhecer o objeto refaz-se, a cada vez, através da própria capacidade de conhecer dos alunos, do desenvolvimento de sua compreensão crítica”
Conclui-se que houve mudança no papel do professor e também do aluno. O professor deve estimular a busca de novos conhecimentos, ou seja, atualizado e reciclado de acordo com as mudanças tecnológicas, sociais, culturais, econômicas e políticas. Falta diálogo entre educadores e