Formação econômiuca
458 palavras
2 páginas
Avaliação à Distância – AD1Período - 2014/1º
Disciplina: FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASIÇEIRA
Coordenador: ALEXIS TORÍBIO DANTAS
Aluna: Layza Castilho Matrícula:14115060216
Polo: Angra dos reis
1. Diferentemente das experiências de Portugal na África e na Ásia, a empresa colonial agrícola no Brasil apresentava características produtivas muito mais complexas, sobressaindo a necessidade de obtenção de altos lucros para a metrópole. Discutas as principais características desses empreendimentos no Brasil colônia e os determinantes da alta lucratividade; o sentido da colonização era cultivar produtos tropicais de forma lucrativa para o comércio europeu, de modo a não competir com as culturas de clima temperado existentes na Europa. Os produtos seriam tropicais porque a produção colonial seria complementar, e nunca competitiva, à produção europeia. Baseada em três elementos principais: - o latifúndio, a monocultura e o trabalho escravo.
2. Relacione a expansão da cultura cafeeira com o surgimento das cidades e o avanço da industrialização em São Paulo;
A política econômica levada a cabo a partir do governo Campos Sales seguiu, de modo geral, a preocupação com a estabilidade monetária e cambial. Nesse período, em contrapartida, cresciam as demandas, sobretudo dos cafeicultores, para um direcionamento mais flexível que permitisse a retomada do crescimento econômico. Com isso, o aumento da população urbana e a necessidade de investimentos em infraestrutura – nas áreas de saneamento, urbanização, portos e estradas de ferro – garantiram uma importante retomada do nível de atividade da economia brasileira
3. O final do século XIX marcou um importante processo de desvalorização cambial no Brasil, só interrompido a partir do governo Campos Sales em 1898. Examine as principais medidas assumidas nesse período para deter a desvalorização cambial e seus efeitos. (3,0 pontos)
Campos Sales assinou o Funding Loan, um empréstimo feito com credores