Formação economica do Brasl
As implicações da crise de 1929 no setor cafeicultor da economia brasileira.
2 – DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Sendo o café um dos principais produtos brasileiros negociados internacionalmente, e tendo como principal comprador os Estados Unidos da América, a crise mundial de 1929 impactou na economia brasileira, principalmente no setor cafeicultor. Tal acontecimento teve implicações na produção, nos preços e nas medidas a serem adotadas pelo governo brasileiro para a recuperação do setor.
Quais as principais implicações que a crise mundial de 1929 teve no setor cafeicultor da economia brasileira, no tocante aos preços e a produção, e quais as medidas adotadas pelo governo brasileiro com o objetivo de promover a sua recuperação?
3 – OBJETIVOS
3.1 – GERAL
Identificar as implicações da crise mundial de 1929 sobre o setor cafeicultor da economia brasileira.
3.2 – ESPECÍFICOS
Identificar as implicações nos preços do café.
Identificar as implicações na produção do café.
Identificar as medidas adotadas pelo governo brasileiro com o objetivo de promover a recuperação do setor.
4 – JUSTIFICATIVA
O estudo das implicações da crise mundial de 1929 sobre o setor cafeicultor da economia brasileira tem sua relevância, por se tratar de um produto de significativa escala de produção e negociação, utilização de mão-de-obra escrava, e por ter como principal país consumidor os Estados Unidos da América, que enfrentava uma crise sem precedentes até o momento histórico mencionado.
Tal estudo pretende contribuir para se observar a dependência externa da economia brasileira, mais precisamente do segmento cafeicultor, as implicações sobre os preços e a produção, e as medidas adotadas pelo governo brasileiro com o objetivo de promover a recuperação de um setor fundamental para a sua economia na época.
5 – METODOLOGIA
Para a abordagem do tema a metodologia utilizada será a de uma revisão bibliográfica.
6 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Segundo João Manoel Cardoso de