O legado do movimento inconfidente: a influência da figura heróica da independência à república brasileira
A INFLUÊNCIA DA FIGURA HERÓICA
DA INDEPENDÊNCIA À REPÚBLICA BRASILEIRA ¹
Rafael Simon Ferreira²
Resumo: O presente artigo tem por finalidade analisar os aspectos sociais e políticos do movimento inconfidente respondendo as seguintes perguntas; Quais foram as contribuições inconfidentes que motivaram os movimentos sociais? Quais decisões políticas tiveram influência direta para a proclamação de Independência do Brasil, bem como o início e desfecho do período regencial?
Abstract: This article aims analyzing the social and political aspects of the inconfidence moviment, answering the following questions; What were the contributions inconfidentes that motivated the social movements? Which political decisions have had direct influence to the proclamation of independence of Brazil, as well the beginning and end of the Regency period?
____________________________________________________________________________
¹- Artigo apresentado como exigência de conclusão da disciplina HISTÓRIA DA AMÉRICA PORUGUESA II ministrada pela Profª Doutora Maria Celma Borges.
² - Rafael Simon Ferreira, acadêmico do sexto semestre do curso de Licenciatura em História na UFMS-CPTL.
O movimento inconfidente
A Inconfidência Mineira começou em Vila Rica, que era a cidade mais rica, ou menos pobre, de Minas Gerais. A elite mineira levava uma vida guiada pelos princípios da Europa, com orquestras, teatros e grupos literários¹. Narra Marquês (2004) que, em 1756 houve um catástrófico terremoto em Portugal que destruiu praticamente toda a cidade de Lisboa, e quem arcou com os custos foi a América portuguesa, digo, os trabalhadores, pois o Marques de Pombal, ministro de Portugal na época, impôs uma cobrança sobre o ouro de 1/5 sobre o peso do mesmo que deveria ser mandado à metrópole durante o período de 10 anos. No fim das contas, essa cobrança passou a ser algo de interesse para Portugal, fazendo assim a cobrança do ouro durar 60 anos.