Sistemas de informação
Transnacionalidade do Comércio Eletrônico
O comércio eletrônico – e-commerce – constitui um novo modelo de negócios gerado a partir do crescimento vertiginoso da Internet alguns fatores negativos no entanto são encontrados neste tipo de comércio como: a insegurança no tráfego das informações pessoais e organizacionais, a incerteza jurídica nas transações e a demora na entrega de bens adquiridos eletronicamente.
O uso da Internet, incluindo sua utilização são encontradas algumas implicações que merecem especial atenção como: o tratamento tributário dos serviços oferecidos; a responsabilidade, julgamento e punição de crimes ocorridos via rede (difamação, p. ex.); a proteção de marcas, patentes e direitos autorais; a publicidade e a realização de comércio via Internet, inclusive a transmissão e desenvolvimento de novas tecnologias.
A insegurança e o Comércio Eletrônico
Outro significativo problema envolvendo o comércio eletrônico seria a insegurança no tráfego das informações pessoais como dados de documentos e cartão de crédito para a que seja possível a ocorrência da transação.
De acordo com a pesquisa realizada em setembro de 1999, um estudo realizado pela Net Effect Systems cerca de 75% dos usuários da Internet atualmente não fazem a utilização do comércio eletrônico. A falta de segurança é citada como uma das maiores barreiras para a utilização do e-commerce. Esta pesquisa também foi importante para determinar que entre os usuários que fazem compra através da Internet, somente negociam nas lojas mais conhecidas devido ao fato de se sentir mais seguro passando informações sigilosas e seus dados pessoais.
Outra pesquisa publicada pelo Cadê? / Ibope, em gosto de 1998, revela: 52% dos entrevistados nunca comprariam pela Internet. A falta de segurança foi apontada também como a principal responsável pelo afastamento dos internautas das compras via Web. Uma das mais freqüentes indagações dos