Uso racional da água em escolas
Indicators of rational use of water for elementary schools of the cyte of Bom Jardim / MA.
Railson Andrade de OLIVEIRA*
IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR:
RAILSON ANDRADE DE OLIVEIRA, graduado em biologia, atuando na área da educação como gestor educacional em escola pública de ensino fundamental e como professor de biologia no ensino médio também em escola pública e membro titular do Conselho Municipal de Meio Ambiente no município de Bom Jardim / MA.
ORIENTADOR: CLEBSON ALMEIDA BEZERRA
FACEL – FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO
RESUMO
Nesta pesquisa, discute-se o uso racional da água nas escolas de ensino fundamental do Município de Bom Jardim, Estado do Maranhão, numa perspectiva democrático-participativa. Analisa-se a contribuição do poder público municipal na transformação das escolas frente aos problemas de cunho ambiental, sobretudo, aqueles que denunciam as formas de desperdício de água nas dependências escolares. A presente pesquisa pretende sensibilizar as comunidades escolares quanto ao uso racional e responsável deste recurso essencial à manutenção da vida. Pretende-se ainda, mediante estudo de caso, fazer um levantamento do consumo diário de água nas escolas municipais da zona urbana, e com base nesses resultados apontar algumas sugestões que possam contribuir para minimizar os problemas relacionados ao desperdício dos recursos hídricos.
Palavra – chave: Responsabilidade social; água; conscientização; escolas.
INDICADORES DO USO RACIONAL DE ÁGUA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM BOM JARDIM/MA.
1 INTRODUÇÃO
O crescimento da população e das atividades econômicas tem feito o consumo de água aumentar largamente nos últimos anos. Hoje, mais do que nunca, existe a necessidade emergente de se pensar numa política de utilização racional da água. A problemática deste recurso está associada diretamente ao seu modo de consumo. Percebe-se explicitamente que o