EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR COM FOCO NO USO RACIONAL DA ÁGUA: DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO
OLIVEIRA, Ítalo Carlos de1; CARDOSO, Laiza2; PAULA, Heber Martins de3; CASTRO, Heloisa Vitória de4
Palavras-chave: Conservação da água, Educação ambiental, Escola.
Introdução
A escassez da água vem ocorrendo, principalmente, devido à degradação ao meio ambiente. Os problemas de abastecimento nas cidades estão diretamente relacionados ao crescimento da demanda, ao desperdício e à urbanização descontrolada. Nas zonas rurais, os recursos hídricos também são explorados de forma irregular, destruindo a vegetação para a realização de atividades como agricultura e pecuária, “uma vez que os efeitos do uso mal gerenciado e da degradação evoluem exponencialmente” (SILVA, 1996).
Embora o Brasil seja um país com bastante disponibilidade hídrica em rios, o uso inadequado e a poluição comprometem esse recurso em várias regiões do país.
Observando os problemas apresentados e buscando uma melhor formação escolar, este artigo foca introduzir, junto à educação básica, os conceitos de gestão da água residencial e como está sendo tratada a educação ambiental, com base no uso racional da água nas escolas municipais da cidade de Catalão localizada no sudoeste goiano. O artigo possui como objetivo geral avaliar como está sendo tratado o uso racional da água através da educação ambiental, e como objetivo específico a aplicação de um questionário para avaliar o ponto de vista do docente sobre a educação ambiental focando o uso racional da água.
Metodologia
A metodologia para formulação e aplicação do questionário foi estruturada nas seguintes etapas:
a) Seleção da amostra, a partir do consumo histórico de água e da localização das escolas municipais de Catalão;
b) Levantamento via questionário – como está sendo tratada a educação ambiental nas escolas.
c) Desenvolvimento de atividade pedagógica com 25 crianças de 5 a 6 anos de uma Escola Municipal.
Resultados e discussão
A