Como Apresentar Um Projeto Macro
By Eli Rodrigues / 2011/08/29 / 9 Comments
Este post faz parte da série “Como gerenciar a comunicação de um projeto”
Link rápido: Download do template: clique aqui
Apresentar, elaborar, submeter, propor ou vender um projeto é o ato de divulgar informações como propósito, benefícios e rentabilidade, com o intuito de obter apoio financeiro, político ou social para sua realização.
A apresentação é feita por um proponente (empresa, departamento ou indivíduo) a um patrocinador, que verificará segundo seus critérios de avaliação a concessão ou não do apoio solicitado. O patrocinador pode ser um executivo, investidor, comitê, instituição financeira ou agência de fomento, como BNDES, FINEP, FAPESP etc.
Projetos também podem ser apresentados dentro da empresa, a um departamento ou comitê, apresentando: Proposta de patente, Mudanças de processo, Melhorias de produtos, Idéia de Negócio, etc.
Um fator realmente motivador para a elaboração de projetos é o volume de recursos disponibilizado pelas fomentadoras ligadas ao Governo, principalmente na área de Pesquisa e Desenvolvimento. A FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos, ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia) disponibilizou um orçamento de 6 bilhões de reais para distribuir à 120 projetos de Pesquisa e Desenvolvimento [1]. Já o BNDES, uma verba de 4.8 bilhões de reais somente para investimentos na Copa de 2014 [2] e 4.6 bilhões para projetos de inovação [3].Existem outros órgãos de desenvolvimento regional, como a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas). E ainda, associações específicas, como a ANPEC (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia), com verbas de até 18 mil reais por pesquisa na área de Desenvolvimento Econômico [4].
No entanto, boa parte deste volume financeiro fica parado nas agências, por falta de projetos dentro dos padrões de qualidade estabelecidos. A exemplo,