Circuitos
1- INTRODUÇÃO TEÓRICA
Na prática desenvolvida em laboratório foram trabalhados alguns conceitos básicos aplicados aos circuitos de corrente contínua. Foram utilizados vários equipamentos. Para melhor compreensão do leitor será feito uma explicação a respeito de circuitos de corrente contínua e suas equações fundamentais assim como a caracterização de cada equipamento e sua funcionalidade.
1.2 - Conceitos para o desenvolvimento
Circuito de corrente contínua são circuitos que possuem uma ou mais fontes de tensão ou corrente contínua. O estudo de circuitos nessa configuração baseia-se no cálculo de tensões e correntes em circuitos compostos por associações de resistores e fontes de tensão.
A fonte de tensão representa o dispositivo que é capaz de fornecer uma diferença de potencial, onde é possível determinar a corrente elétrica. Essa diferença de potencial é de extrema importância pois ela permite a circulação de elétrons na fiação até os aparelhos elétricos. Para garantir essa circulação contínua se faz necessário a utilização de certos dispositivos elétricos, como pilhas ou baterias, que podem gerar uma d.d.p em seus terminais e fornecer elétrons a eles conectados.
Alguns materiais, quando submetidos a uma fonte, permitem que as partículas elétricamente carregadas se desloquem para determinada direção e sentido, este fenômeno é conhecido como corrente elétrica. Pode-se dizer, então que a corrente elétrica é o fluxo de elétrons em um meio condutor. A corrente elétrica é definida pela seguinte equação:
i = ∆Q / ∆t [ Coulomb / segundo = ampère = A ] (eq.1)
Ao provocarmos a circulação de corrente por um condutor através da aplicação de uma diferença de potencial, pode-se observar que, para um mesmo valor de tensão aplicada em condutores de diversos materiais, a corrente possuirá valores diferentes. Isto ocorrerá devido às características intrínsecas de cada elemento. Este comportamento diferenciado da