Formação do solo
A palavra solo está intimamente relacionada com a palavra terra, definido como material solto, material relativamente fofo da crosta terrestre, material inorgânico não consolidado proveniente da decomposição das rochas. Utilizado como material de construção e de fundação das obras do homem é uma rocha já decomposta ao ponto granular e possível de ser escavada apenas com o auxílio de pás e picaretas ou escavadeiras.
Rocha é aquilo que é impossível de se escavar manualmente, são necessários explosivos para seu desmonte, tem origem na desintegração e decomposição das rochas pela ação de agentes intempéricos ou antrópicos. 2- O que é intemperismo?
Intemperismo é o conjunto de processos das quais as rochas se decompõe para a formação do solo. O intemperismo é dividido em três categorias: Intemperismo Físico, Intemperismo Biológico e Intemperismo Químico. Esse processo auxilia na transformação da rocha de impossível manuseio braçal em solo fofo de fácil manuseio braçal.
3- Classifique e explique os tipos de intemperismo.
Intemperismo Físico- Processo de decomposição da rocha alterando apenas seu estado físico, não influencia na alteração química dos seus componentes. Seus principais agentes nessa atuação são: Variação de temperatura; Ciclos gelo/degelo; Alívio de pressões; e Repuxo coloidal.
Intemperismo Químico- Processo de decomposição da rocha com a alteração química dos seus componentes. Essa decomposição é causada através da Hidrólise; Hidratação e Carbonatação ou Oxidação e Dissolução.
Intemperismo Biológico- Processo de decomposição da rocha produzidos por vegetais através das raízes, por animais através de escavações dos roedores, da atividade de minhocas ou pela ação do próprio homem, ou por uma combinação destes fatores.
4- Classifique e explique os solos quanto à sua origem e formação. Explicando.
Todo solo provém de uma rocha pré-existente, o solo continua suas transformações podendo até, retornar