Formação do solo
MATERIAL DE ORIGEM:
O material de origem é o mineral a partir do qual o solo começa a se formar. Esse material geralmente possui uma natureza mineral, mas também pode ser de natureza orgânica, formando os solos orgânicos. Rochas basálticas dão origem a solos de textura argilosa ou muito argilosa enquanto que solos derivados de arenito são arenosos. Materiais de origem ricos em quartzo conferem ao solo cor clara.
RELEVO:
Influência: facilitando ou não na absorção (retenção) e infiltração da água da chuva. Influenciando o grau de remoção de partículas pela erosão.
Relevo pouco movimentado (plano): Elevada infiltração de água e pouca erosão. Neste caso, solos muito intemperizados e profundos. Relevo movimentado (declivoso): É mais proveniente de erosão; menos infiltração e solos rasos e jovens. Relevo de baixada: solo saturado com água devido ao relevo favorecer a retenção de água e pela proximidade do lençol freático. CLIMA: Elementos que atuam mais diretamente na formação: radiação solar,precipitação pluvial e pressão atmosférica. A radiação solar (calor) influi diretamente nas atividades das reações químicas e processos biológicos que ocorrem no perfil do solo. A precipitação pluvial (água) excedente no desenvolvimento do perfil do solo conforme a sua quantidade: regiões onde a quantidade de água excedente é grande, geralmente apresentam solos mais profundos, pois a velocidade dos processos de formação é mais acentuada. A pressão atmosférica (vento) causa a erosão eólica e o ressecamento da superfície do solo. ORGANISMOS: Os microrganismos têm a função de decompor os restos de vegetais e animais tornando ou constituindo o solo fértil. Os microrganismos liberam ácidos orgânicos que vai corroendo as rochas, formando o solo. TEMPO: O tempo é o mais passivo dos fatores de formacao. Obs: um solo chega á maturidade quando as suas propriedades físicas, químicas e mineralógicas se estabilizam.