A FORMAÇÃO DO SOLO
O processo de formação do solo ocorre devido a um fenômeno chamado INTEMPERISMO. O intemperismo leva à desintegração das rochas, que se misturam a vários materiais orgânicos, originados da decomposição de plantas e animais. Esse processo é bastante lento, podendo durar centenas de milhares de anos.
O intemperismo pode ser físico ou químico, embora isso não signifique que esses fenômenos
Aconteçam separadamente.
O INTEMPERISMO FÍSICO ocorre quando as rochas são desintegradas pelas variações de temperatura e pela ação do gelo e das chuvas. O calor que o sol irradia faz com que as rochas se dilatem. À noite, quando esfriam, as rochas se contraem. Esse fenômeno, repetido durante longos períodos, faz com que as rochas se quebrem em pequenos fragmentos. As menores partículas provenientes das rochas podem ser de três tipos: AREIA,SILTE e ARGILA.
O INTEMPERISMO QUÍMICO acontece quando a rocha sofre desgaste pela ação de substâncias produzidas pelas raízes das plantas ou é decomposta pela penetração da água, alterando a sua estrutura.
O MATERIAL ORGÂNICO NO SOLO
A incorporação de substâncias orgânicas acontece pela união dos restos orgânicos de plantas, animais e seus excrementos (matéria orgânica) com as partículas de solo. Esses restos são decompostos: sofrem a ação de vários seres vivos e se transformam em um material de coloração escura chamado HÚMUS.
Às rochas, portanto, se incorpora a matéria orgânica e o húmus, que torna o solo mais adequado para o desenvolvimento das plantas e demais seres vivos.
É importante considerar que os solos nem sempre são encontrados sobre a rocha-mãe de origem. Os fragmentos formados pelos desgaste da rocha-mãe em um lugar podem ser transportados tanto pela água quanto pelo vento, até outros lugares, onde as partículas se acumulam. Dessa forma, começa a se formar e distinguir-se no solo uma série de camadas diferentes.
O QUE É SOLO
Ao estudar o processo de formação do solo, vimos que ele é, na