Formação do psicólogo. um debate a partir do significado do fenômeno psicológico
A idéia de natureza humana tem um caráter ideológico, pois camufla a determinação social do homem, pensando-o de forma descolada de sua realidade social, realidade essa que o constitui e lhe da sentido . O homem e todo pensamento teórico e sistemático sobre ele tem origem na realidade social. No entanto, o resultado que temos nas ciências e uma idéia de homem como autônomo, como uma entidade , dotado de uma essência que o caracteriza como homem .
O homem concreto e objeto da psicologia, a psicologia deve buscar compreender o individuo a partir da inserção desse homem na sociedade .A relação do individuo com a sociedade e uma relação praticamente inexistente.As relações apontadas como necessárias e importantes para o desenvolvimento do homem dizem respeito fundamentalmente as relações com os outros homens.
A pratica profissional, conseqüência destas concepções e vista como uma pratica técnica, isto e, uma pratica que contem um saber que auxilia o desenvolvimento do homem. Auxilia a retomada do >caminho desviado, auxiliam na redução do sofrimento , o autoconhecimento necessário para o equilíbrio e adaptação ao meio social .
O liberalismo expressão necessária do modo de produção capitalista esta fundamentado na idéia de que cada individuo, e um ser moral que possui direitos inalienáveis, derivados de sua própria humanidade. As teses fundamentais do liberalismo clássico são os direitos naturais a liberdade e a igualdade e os direitos legais de propriedade e segurança.
O positivismo fertilizou o liberalismo com seus conceitos abstratos e universais de neutralidade, objetividade, progresso, ordem e desenvolvimento, coesão e moral. Esse liberalismo incrementado foi fundamental para a construção de uma sociologia da ordem, na qual se neutralizaram as contradições existentes na sociedade de classes e despolitizaram suas manifestações. O individualismo, valor central da