psicologia como ciência
A ciência moderna nasceu com a determinação de um objeto específico de investigação e com um método pelo qual se faz o controle desse conhecimento. Cada ciência torna-se uma ciência particular, no sentido de ter um campo delimitado de pesquisa. O objeto das ciências são os dados próximos, imediatos, perceptíveis pelos sentidos ou por instrumentos, pois, sendo de ordem material e física, são, por isso, suscetíveis de experimentação (método científico-experimental). As ciências são particulares na medida em que cada uma privilegia setores distintos da realidade física, sensível: a física trata do movimento dos corpos, a química da sua composição, a biologia da vida vegetal e animal etc.
A partir dessas premissas, vamos perguntar:
1) Qual é o objeto de estudo da Psicologia? Ou, em outros termos, o quê a Psicologia estuda?
2) Qual é o método utilizado na Psicologia, através do qual se realiza o controle deste conhecimento específico? Ou, em outros termos, como a Psicologia coleta seus dados?
O objeto de estudo da Psicologia
Para determinar o objeto de estudo da Psicologia, vamos analisar algumas definições.
a. Do ponto de vista etimológico, a Psicologia é o “estudo da alma”, do grego psiquê (=alma) e logos (=estudo).
b. “Hoje, por Psicologia, entende-se o estudo sistemático e experimental do comportamento humano, as motivações conscientes que o impelem a agir, a natureza e o funcionamento dos vários componentes da psique, como a inteligência, a afetividade, a vontade, a memória, os instintos etc.” (COLA, 1983, p. 399).
c. “Psicologia é a ciência que estuda o fenômeno humano na sua plena e dinâmica relação pessoa-mundo. A ela interessa, por natureza, o pensar, o sentir, o fazer e a linguagem humana. Como estudo da alma humana nas suas mais complexas manifestações (ligações e coligações, sejam de ordem física, biológica, emocional, social, espiritual, psicológica, enfim) ela ultrapassa a questão do comportamento,